Criar uma Loja Virtual Grátis
#jogosesportivos_danças@XBOX
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Tema do 4º bimestre pensado a partir das práticas corporais e culturais dos meus alunos, com o intuito de fomentar uma discussão na "práxis" do jogo/jogos esportivos e jogo virtual. Como unir essas práticas sem perder a essência do conceito de "jogar"?

Os alunos que criarão a partir de um jogo que já existe, e/ou poderão misturar alguns esportes, mas modificando as regras. Na prática todos verão que nem sempre o que pretendemos na teoria se concretiza. É nesse "momento" em que surgirão as dúvidas, ideias e soluções em que o coletivo resolverá.

Dessa maneira, compreenderão o que é "jogo", como ele funciona, entre outras questões que serão abordadas e discutidas.

Será que o simples ato de jogar é um fim em si mesmo ou existem significados que lhe são atribuídos pelos jogadores?

Ao tratar o problema do jogo diretamente como função da cultura, e não tal como aparece na vida do animal ou da criança, estamos iniciando a partir do momento em que as abordagens da biologia e da psicologia chegam ao seu termo. Encontramos o jogo na cultura, como um elemento dado existente antes da própria cultura, acompanhando-a e marcando-a desde as mais distantes origens até a fase de civilização em que agora nos encontramos. Em toda a parte encontramos presente o jogo, como uma qualidade de ação bem determinada e distinta da vida "comum". Podemos deixar de lado o problema de saber se até agora a ciência conseguiu reduzir esta qualidade a fatores quantitativos. Em minha opinião não o conseguiu. De qualquer modo, o que importa é justamente aquela qualidade que é característica da forma de vida a que chamamos "jogo". O objeto de nosso estudo é o jogo como forma específica de atividade, como "forma significante", como função social. Não procuraremos analisar os impulsos e hábitos naturais que condicionam o jogo em geral, tomando-o em suas múltiplas formas concretas, enquanto estrutura propriamente social. Procuraremos considerar o jogo como o fazem os próprios jogadores, isto é, em sua significação primária. Se verificarmos que o jogo se baseia na manipulação de certas imagens, numa certa "imaginação" da realidade (ou seja, a transformação desta em imagens), nossa preocupação fundamental será, então, captar o valor e o significado dessas imagens e dessa "imaginação"(HUIZINGA,1938). 

 

 

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